Redespacho ou Subcontratação? – Parte 1

Redespacho ou Subcontratação - Parte 1 - Foco em Redespacho

Redespacho ou Subcontratação? – Parte 1

O redespacho é uma operação muito comum no mundo da logística e do transporte de cargas, principalmente no em nosso pais que possui dimensões continentais.

Normalmente ele é utilizado para aumentar o raio de atendimento de determinada transportadora, ou até mesmo embarcador, para que ele consiga atender seu cliente numa região onde ele não possui recursos ou prefere não atuar.

O redespacho serve então para facilitar a logística e ainda fortalece, na maioria das vezes, transportadores locais, em lugares distantes dos grandes centros, a impulsionarem seus negócios, já que por serem pequenos ou até mesmo iniciantes não conseguem competir de igual para igual com concorrentes já consolidados.

Neste cenário, a empresa mais nova ou de menor porte, deixa de ser concorrente da maior e assume o papel de parceira.

Vale ressaltar que toda negociação com o cliente embarcador é feito apenas pelo transportador principal, que nesta operação recebe o nome de redespachante.

Ainda que numa mesma operação a mercadoria passe por dois ou três transportadores, a responsabilidade perante quem contratou o serviço será sempre do redespachante.

Importante também salientar que redespacho não é a mesma coisa que subcontratação, que será tema do nosso próximo artigo. No redespacho o transportador principal contrata outra transportadora para realizar o transporte de uma parte do percurso e nunca o percurso por completo.

Tipos de Redespacho

Existem pelo menos dois tipos de redespachos, que listaremos a seguir:

Redespacho

Nesta operação a transportadora realiza parte da operação e contrata um outra transportadora para finalizar o transporte até o destino final, ou seja, toda a operação fica apenas com as duas transportadoras.

A transportadora que negocia o frete com o cliente recebe o nome de redespachante e arca com todos os deveres e obrigações perante seu cliente. Já a transportadora contratada por ela, em parceria para completar o serviço, recebe a denominação de redespachada.

A redespachada não assume nenhuma responsabilidade perante o dono das mercadorias, seu contrato e, consequentemente, suas obrigações estão relacionadas apenas com a transportadora redespachante.

Imaginemos a seguinte situação:

Em São Paulo/SP ele conhece e possui relacionamento com a Transportadora Ré Maior, que negocia o frete, mas prefere ou não pode entregar no estado do ES.

O embarcador Brancas Nuvens está localizado em Sorocaba/SP e quer enviar sua mercadoria para Vitória/ES.

A Transportadora Ré Maior leva então as mercadorias de Sorocaba/SP até o Rio de Janeiro/RJ onde possui uma filial e faz o redespacho com a Transportadora Mi Menor, que assume o trecho da cidade do Rio de Janeiro/RJ até Vitória/ES, entregando as mercadorias na casa do destinatário.

Redespacho Intermediário

O redespacho intermediário ocorre quando na mesma operação surge uma terceira transportadora. Normalmente nestas situações, uma transportadora é contratada por outra para fazer o percurso principal (intermediários), sendo que a contratante realiza a coleta da mercadoria e no final da viagem outra transportara surge para realizar a entrega.

Para melhor entendimento, basta utilizar o mesmo exemplo acima, porém incluindo mais uma transportadora.

Veja o exemplo:

O embarcador Brancas Nuvens possui está localizado em Sorocaba/SP e quer enviar sua mercadoria para Vitória/ES.

Em São Paulo/SP ele conhece e possui relacionamento com a Transportadora Ré Maior, que negocia o frete, mas prefere ou não pode sair do estado de São Paulo.

A Transportadora Ré Maior leva então as mercadorias de Sorocaba/SP até São Paulo/SP, onde faz um acordo de redespacho com a Transportadora Sol Sustenido, que por sua vez pode levar as mercadorias até Vitória/ES, mas não está apta para atuar nas operações de entrega em Vitória/ES

Neste caso a Transportadora Mi Menor, faz a última parte do percurso, levando até o destinatário final. A exemplo do caso anterior, toda a responsabilidade perante o embarcador fica por conta da Transportadora Ré Maior, que figura como redespachante.


Ficou com alguma dúvida sobre redespacho?

Entre em contato com a gente!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *