O que é preciso para fazer um seguro de cargas?
Já houve um tempo em que o seguro de cargas parecia ser algo muito misterioso. Com o passar dos anos e com os avanços tecnológicos, bem como as mudanças na legislação e nas condições do seguro, fazer esse seguro foi se tornando uma tarefa menos complicado para o segurado.
As únicas coisas que os novos tempos não mudaram em nada, foram a necessidade e a obrigatoriedade de se contratar. Aliás, os últimos anos trouxeram o aumento da criminalidade, principalmente do roubo de cargas, o quem vem aumentando a procura pelo seguro.
Empresa recém formada pode fazer seguro de cargas?
Empresas novas podem e devem contratar o seguro de cargas. O seguro, além de ser obrigatório por lei em alguns casos, em outros sempre trará uma tranquilidade para a sobrevivência da empresa, caso ocorra um sinistro. O ideal é que toda empresa que faça transporte, já iniciasse suas operações com uma apólice ativa, pois os riscos podem ocorrer a qualquer momento.
Escolha um corretor especializado
Em primeiro lugar, o empresário interessado em contratar o seguro de carga, seja ele dono de transportadora ou embarcador, precisa selecionar um corretor de seguros especializado em seguro de cargas. Neste ramo, pelas particularidades e valores que podem estar envolvidos, não há como desprezar o trabalho de um profissional/empresa experiente.
Este corretor com certeza irá ajudar o segurado a escolher a melhor seguradora, o melhor pacote de cobertura, o melhor e mais eficaz plano de gerenciamento de riscos, tudo isso levando em consideração o custo-benefício e a garantia da indenização em caso de sinistro, o que mais importa para quem vai contratar.
Seja bem organizado
Seguro e a organização da empresa devem caminhar juntos. Quanto mais a empresa tiver processos bem definidos e bem alinhados com seus colaboradores, ficará mais fácil a contratação e a manutenção das apólices de seguros. Estar em dia com todas as obrigações, certificações e licenças também facilitam a contratação do seguro.
É comum empresas procurarem contratar seguros e serem impedidas por conta de pendência de licenças, documentos etc. Uma empresa transportadora, por exemplo, não consegue contratar nem o seguro obrigatório, se não estiver com registro ativo na ANTT.
Quem transporta medicamentos precisa obter e estar em dia com as certificações da ANVISA. Seguro e legislação caminham juntos.
Conheça bem suas operações, os clientes e suas necessidades
Ter todas as informações para passar para o corretor de seguros e seguradora é muito importante. No momento da contratação de seguros, normalmente é preenchido um questionário de avaliação de riscos.
Com base nele a seguradora vai aceitar o risco e fixar o preço e condições para o seguro. Quanto mais detalhadas as informações, melhor para a seguradora e principalmente para o segurado. Nenhuma informação relevante deve ser omitida, principalmente em relação a sinistros (roubos, acidentes ou avarias) ocorridos anteriormente às cargas.
Quem for responsável por preencher o questionário e trocar as informações com o corretor, deve saber de tudo para que se consiga obter junto à seguradora o maior leque de coberturas possível e que faça sentido à operação do segurado.
Existem algumas coberturas adicionais em seguro de transportes que somente podem ser contratadas se houver pagamento de prêmio adicional. Conhecer bem a necessidade dessa contratação vai ajudar o segurado a não ficar sem essas coberturas.
Deixar de contratá-las quando há necessidade pode deixar o risco ser exposto, porém, contratá-las em excesso, ou seja, sem que elas façam sentido à operação, podem elevar o custo do seguro de forma desnecessária.
Posso utilizar o seguro de uma empresa parceira ao invés de contratar?
Não! Cada empresa precisa ter uma apólice, principalmente quando se trata de seguro de responsabilidade civil. Os seguros de carga normalmente são desenhados para a realidade de uma empresa específica, e utilizar a apólice de outra empresa sem que haja o consentimento da seguradora daquela empresa, com certeza trará problemas tanto para a empresa que esteja querendo tomar “emprestada” a apólice quanto para o segurado detentor da apólice. Casos totalmente excepcionais podem até ser aprovados pela seguradora, principalmente quando se trata de embarcadores e que se perceba algum vínculo entre as empresas ou o interesse segurável.
Em resumo, contratar um seguro de cargas para uma empresa que esteja em dia com suas documentações, não é tarefa das mais difíceis. Difícil mesmo é sofrer um sinistro e não ter proteção do seguro.