Operações logísticas de grande porte – Embarcadores
Com certeza, o processo de logística, dentro de qualquer operação, principalmente naquelas de grande porte, são de fundamental importância para a existência e subsistência de qualquer embarcador.
A operação logística se inicia antes mesmo do processo de fabricação das mercadorias, ou seja, no momento em que as matérias primas são transportadas para o parque fabril e que continua com as movimentações entre a fábrica e o estoque. E somente termina quando o produto final é entregue ao comprador.
Mas como fazer com que esse processo seja um aliado da empresa? O que é preciso? A tarefa não é tão simples assim e passa por alguns cuidados que precisam ter observados.
Uma das principais decisões que devem ser tomadas pelo embarcador é se vai tomar para si essa tarefa de cuidar do processo logístico ou se irá contratar um operador logístico.
Qualquer que seja a decisão, o trabalho deve observar principalmente os seguintes pontos:
Armazenagem:
Esta etapa é minuciosa e requer atenção para que não haja num armazém espaços subutilizados, mas que também não fiquem superlotados. Deve-se também observar o uso dos melhores recursos humanos e tecnológicos, para que as mercadorias sejam protegidas e não ocorram avarias.
A organização do armazém deve levar em conta a quem pertencem as mercadorias, quando seguirão viagem e para onde irão.
Controle de estoque:
A empresa para funcionar bem, utilizará insumos, peças tais como motores, pneus, combustíveis e tantos outros materiais indispensáveis para o seu bom funcionamento. Não deixar faltar, e saber comprar bem esses materiais é uma arte que deve ser bem exercida na empresa.
Gerenciamento de transportes:
Aqui também está um ponto que define boa parte do sucesso do processo logístico de um grande embarcador. Definir o melhor motorista para determinado tipo de veículo, ou carga, estabelecer a melhor rota, tempo de entrega são fundamentais para a empresa.
Sendo seguidos os três passos acima a contento, o embarcador será beneficiado com algumas vantagens.
Algumas delas:
Redução de custos:
No custo é onde mais aparece o resultado de um bom processo logístico. E reduzir custos na logística não significa reduzir qualidade de serviços. Toda a redução aqui é conquistada aqui através de inteligência, planejamento e um processo bem-sucedido.
Sinergia e organização:
Todo lugar organizado e com sinergia faz com que todos os processos tramitem com facilidade. Numa grande empresa isso é fundamental. Todos trabalham com senso de importância e de responsabilidade.
Fidelização do cliente:
Se o processo de logística vai bem, a tendência é ter clientes satisfeitos e fidelizados. Todo cliente aprecia receber sua mercadoria no prazo, com custos menores e saber que está comprando de um embarcador que respeita prazos, trabalha com ética e boa organização.
Mas afinal e o seguro, onde entra?
O seguro ocupa uma importância singular neste processo. É ele quem vai dar a tranquilidade e a segurança de que os grandes prejuízos financeiros sejam evitados.
O seguro não protege o segurado dos acidentes, dos roubos, porém garante que em ocorrendo o sinistro, que a empresa segurada não fique no prejuízo.
Mas para isso o importante é o embarcador escolher bem que seguro contratar. Essa escolha deve iniciar na corretora de seguros especialista em seguros de cargas.
O corretor especialista estará apto a desenvolver juntamente com o segurado as melhores apólices, com as melhores condições, custos, coberturas mais adequadas para que não apenas o processo de transporte, mas toda sua operação esteja coberta pelo seguro.
Este corretor também estará apto a desenvolver junto com uma gerenciadora de riscos e seguradora o melhor plano de gerenciamento de riscos, a fim de que a operação tenha muita segurança, mas não fique “engessada” com regras e exigências que não se podem cumprir.
Determinadas seguradoras possuem mais expertise e apetite comercial para determinadas mercadorias e nichos de negócios, e tudo isso poderá ser bem conduzido por uma corretora de seguros especialista.