Seguro de Importação – Um desenho da jornada de compra

Importação, um desenho da jornada de compra

Seguro de Importação – Um desenho da jornada de compra

Um empresário resolve investir na abertura de uma loja de produtos importados da China. Par isso, procura por produtos comercializados em larga escala no país e se depara com uma imensidão de mercadorias diferentes.

Porém, para tornar essa loja possível, não basta só comprar e contratar uma empresa para trazer sua mercadoria para o Brasil, existem muitos caminhos e serem trilhados até o momento da compra.

Um desses caminhos é a contratação do Seguro de Importação.

O Seguro de importação deve ser contratado após análise detalhada das informações da operação de transporte, tais como:

  • Qual modal utilizar? Aéreo? Marítimo? Rodoviário complementar?
  • Haverá baldeação em outros portos ou aeroportos? Troca de navios?
  • Armazenagem?
  • Desova do Container em EADI secundário?

Lembrando que, ainda podemos elencar algumas coberturas adicionais que podem ser contratadas, visando a redução do prejuízo e caso de sinistro tais como:

  • Cobertura para impostos;
  • Cobertura para despesas;
  • Cobertura para lucros esperados;
  • Cobertura para container.

Como pode ver, são muitos detalhes que precisam ser observados, além do principal que é a condição de compra determinada pelo INCOTERM.

O INCOTERM que vai determinar onde se inicia a responsabilidade do comprador ou onde finda a responsabilidade do vendedor. Ele definirá, dentro do processo de compra, o momento em que o comprador assume a responsabilidade sobre o carregamento.

Veja abaixo os tipos de INCOTERMS e as responsabilidades:

  • EXW – Ex Works – Na origem (local de entrega nomeado);
  • FCA – Free Carrier – Livre no transportador (local de entrega nomeado);
  • FAS – Free Alongside Ship – Livre ao lado do navio (porto de embarque nomeado);
  • FOB – Free On Board – Livre a bordo (porto de embarque nomeado);
  • CPT – Carriage Paid To – Transporte pago até (local de destino nomeado);
  • CIP – Carriage And Insurance Paid To – Transporte e seguro pagos até (local de destino nomeado);
  • CFR – Cost And Freight – Custo e frete (porto de destino nomeado);
  • CIF – Cost Insurance And Freight – Custo, seguro e frete (porto de destino nomeado);
  • DAP – Delivered At Place – Entregue no local (local de destino nomeado);
  • DPU – Delivered At Place Unloaded – Entregue no local desembarcado (Local de destino nomeado);
  • DDP – Delivered Duty Paid – Entregue com direitos pagos (local de destino nomeado).

Após a análise de todas as condições da importação a seguradora emitirá uma Apólice de Seguros, que poderá ser contratada de forma Avulsa, ou seja, para um único embarque/importação ou uma Apólice Aberta onde o importador/segurado realizará as averbações a cada importação.

Essas averbações são simplesmente as comunicações de importações/compras onde são informados os dados da viagem:

  • Data do início da viagem;
  • Mercadoria – código NCM;
  • Modal de transporte;
  • Nome do navio;
  • Valor da mercadoria (Importância Segurada);
  • Verbas adicionais (frete, impostos, despesas, lucros).

As averbações devem ser realizadas antes do início do risco/viagem, regra esta determinada pelo mercado segurador, porém algumas informações ou alterações podem ser realizadas após o início da viagem, desde que comprovado que tal alteração deu-se por motivação originada durante o percurso, como por exemplo:

  • Baldeação,
  • Troca de navio ou,
  • Mudança de porto de destino.

Lembrando que o importador/segurado recebe toda a assistência durante a importação/transporte de suas mercadorias, pois as seguradoras mantêm prestadores de serviço para auxiliar o segurado em caso de constatação e/ou apuração de possíveis danos ocorridos durante o transporte.

Basta comunicar seu corretor da indicação de um possível dano verificado por algum dos participantes da cadeia logística (despachante aduaneiro, transportador, armazém alfandegado, armador, etc.).

Um Corretor especialista poderá desenhar o melhor seguro de importação para sua importação, avaliando assim cada detalhe e cobertura necessária para evitar o transtorno de perder seu investimento sem a possibilidade de reparação financeira.

Se você não sabe o que é um corretor especialista, entre em contato com a gente que poderemos te ajudar!

 

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