Como funciona um Embarque Esporádico?
Um embarque esporádico é um transporte de mercadoria fora dos padrões estabelecidos nas apólices. E hoje te explicaremos como ele funciona!
Em toda contratação de apólices de Seguros de Transporte, existem o que chamamos de Limites, que são valores pré estabelecidos seja por viagem ou por acúmulo de viagem (comboio).
Assim como os limites, as regras desses embarques também são determinadas e já pré estabelecidas para cada operação.
Estas regras vão de acordo com as necessidades do segurado transportador e de acordo com os tipos e valores de mercadorias nas quais ele trabalha atualmente.
Porém, no decorrer da vigência das apólices, novos negócios podem surgir e exigir algumas alterações, quando este novo negócio tem a confirmação de que será concretizado e com um volume constante, alteram-se as regras e limites das apólices.
Agora, quando se trata de uma ocasião exclusiva, ou seja, um embarque ocasional o segurado deve solicitar uma autorização especial para este determinado embarque, esse é o embarque esporádico.
Essa ocasionalidade pode ser relativa a um excesso sobre o limite de suas apólices ou pode fugir em outros pontos das regras já determinadas.
Antes do início desses embarques, o segurado deve solicitar para a companhia seguradora, uma autorização prévia e as novas regras necessária para garantir a cobertura securitária concedidas exclusivamente para este embarque especifico.
Esta solicitação deve ser formal através de pedido de carregamento esporádico, onde devem ser informados todos os dados pertinentes ao embarque. E este pedido pode variar de seguradora para seguradora, uma vez que cada uma delas possui o seu próprio critério de avaliação e liberação.
Após o envio deste pedido, a Seguradora analisará e determinará quais são as normas e as regras a serem seguidas pelo transportador, para que o embarque tenha cobertura securitária.
Normalmente esta autorização e regras já vem também com um código especial para que a averbação do embarque seja efetuada manualmente em sistema.
O segurado deve sempre, ter ciência das exigências estabelecidas pela seguradora respondendo o mais rápido possível aos e-mails enviados!