Qual diferença entre Rastreador e Localizador?
A História do Transporte
Na antiguidade já existia o comércio e o transporte, que ao se deslocarem com suas cargas, baseavam-se principalmente por estrelas e dependiam de noites de céu limpo para que pudessem se localizar em determinadas regiões e não existiam ainda as cartas topográficas para identificarem pontos de partidas e chegadas.
Nos séculos XV, o mundo estava aprendendo a utilizar a bússola magnética, que era a melhor tecnologia de localização na época e os meios de transportes de carga a utilizavam para que pudessem chegar aos destinos.
Com o passar do tempo chegamos no século XX, na década de 90, onde a tecnologia cresceu e passou a ser mais efetiva no dia a dia dos transportadores de carga.
O que antes dependia de estrelas e ou bússola magnética para localização, foram criados novos instrumentos para identificar localização e tomada de ações na rastreabilidade dos veículos de carga.
O cenário no Brasil
No Brasil em função dos roubos de cargas, as tecnologias se aprimoraram e foram desenvolvidos equipamentos de rastreamento veicular, para que, através de uma central de monitoramento com localização GPS (global position system) os responsáveis tivessem acesso remotos aos veículos e com isso intervir em situações de riscos a carga e ao motorista condutor do veículo.
O rastreador tem alguns itens importantes em sua estrutura, componentes como:
Macros
Mensagens que devem ser enviados pelo motorista condutor à central de monitoramento através do teclado instalado nos veículos de carga para que o mesmo tenha as funcionalidades em plena utilização.
Botão de pânico
Trata-se de um sistema de emergência de acionamento, que quando pressionado, possibilita que a Central de Monitoramento identifique de imediato uma situação de risco e tome as ações necessárias para inibir ou descontinuar a ação em andamento.
Sensores de portas da cabine
São sensores localizados nas portas do motorista e passageiro e tem por função gerar uma alerta para a central de monitoramento todas as vezes que as portas forem abertas sem prévio aviso ou liberação da empresa.
Trava das portas do compartimento de cargas
São travas localizadas nos compartimentos de carga e têm a função de bloquear a abertura indesejada fora dos locais pré-estabelecidos.
Nos casos de veículos articulados (carretas) existe mais dois equipamentos, sensor de carreta e imobilizador.
O Rastreador
Para que todos os equipamentos do rastreador tenham pleno funcionamento, é importante que, antes de iniciar o deslocamento, o motorista condutor envie a macro de inicio de viagem para a central de monitoramento, pois somente assim todos os sensores e atuadores serão ativados e o veículo rastreado em sua totalidade.
Com mais um avanço da tecnologia foi criado um outro dispositivo que se complementa ao rastreador, o qual passou a ser chamado de localizador ou simplesmente de isca de carga.
O Localizador
O Localizador de carga diferentemente do rastreador não depende do inicio de viagem do motorista condutor e não tem atuadores em seus componentes.
Este localizador foi desenvolvido por empresas de tecnologia para combater quadrilhas que conseguiam em poucos minutos desinstalar ou interromper o sinal do rastreador do veículo com a central de monitoramento.
A função especifica do localizador é ser acionado pela central de monitoramento em caso de perda de comunicação com o rastreador do veículo. Este por sua vez, pode além de ter comunicação GPRS, pode ser acionado por RF, o que possibilita a localização da carga, pois esta é a função principal deste equipamento.
Quando identificado que houve problemas com a rastreador principal e que a carga foi alvo de criminosos, a central de monitoramento realiza o acionamento do localizador.
Enquanto o rastreador tem a função de rastrear o ponto a ponto do veículo de carga e ser ativo nas ações das central de monitoramento, o localizador tem a função de identificar a região ou local da carga e não exclusivamente o veículo.