O que são Cargas de Alto Risco?
Cargas de alto risco são aquelas que apresentam maior facilidade de serem absorvidas no mercado ilegal, e/ou que tem valores expressivos.
Para melhor ilustração, relacionamos abaixo, algumas mercadorias com maior índice de roubo:
- Alimentos e bebidas;
- Eletroeletrônicos / Eletrodomésticos;
- Celulares e suas partes e peças;
- Cigarros;
- Couro;
- Produtos farmacêuticos;
- Produtos químicos;
- Têxteis e confecções;
- Autopeças;
- Combustíveis;
- Produtos agrícolas;
- Higiene pessoal e limpeza;
- Defensivos agrícolas;
- Pneus e câmaras de ar;
- Carnes, pescados e afins;
- Bebidas, cervejas e refrigerantes;
- Calçados em geral;
Infelizmente no Brasil, principalmente nas grandes cidades, é comum se verificar muitos desses produtos acima, sendo vendidos ilegalmente e por preços totalmente abaixo da média de custo no mercado legal.
Alguns estados brasileiros, como o estado de São Paulo, têm se empenhado para punir com severidade a atividade criminosa da receptação, porém ainda há muito que se fazer nesse sentido.
O que precisa mudar de fato sãos os costumes e valores do consumidor final, que atraído pelo preço, adquire produtos de procedência criminosa.
Outros exemplos de cargas de alto risco
Também são consideradas Cargas de Alto Risco, aquelas cujo valor embarcado atingem valores muito altos ou que a própria complexidade da movimentação e do transporte, necessite de grandes operações e um conhecimento técnico especifico, tais como:
- Equipamentos de grande porte – Transformadores;
- Maquinas e equipamentos para indústrias;
- Estruturas metálicas superdimensionadas;
- Guindastes e tratores de grande porte e dimensão;
Podemos citar ainda, equipamentos sensíveis, tais como:
- Equipamentos hospitalares;
- Equipamentos de tomografia e ressonância magnética;
Portanto, podemos definir que cargas de alto risco são aquelas que apresentam maior probabilidade de perdas durante sua movimentação, tanto quando falamos de um roubo quanto a possibilidade de avarias que podem ocorrer durante o percurso.
Gerenciamento de Riscos
Por serem consideradas cargas de alto risco, é natural que no transporte sejam protegidas por medidas de gerenciamento de riscos específicas, que normalmente são informadas na apólice, de acordo com o grau de risco.
As escolhas das ferramentas de gerenciamento de riscos sempre irão levar em conta o valor da mercadoria, sua natureza, e principalmente a que risco essa mercadoria está mais exposta, se acidente, avarias ou roubo.
As medidas exigidas para proteger uma carga de aparelhos celulares por exemplo, serão totalmente diferentes das medidas exigidas para transporte de um transformador pesado, ainda que os valores e os percursos sejam parecidos, visto quem o celular é uma carga mais suscetível ao roubo, enquanto o transformador pesado está mais exposto aos riscos de acidente e avarias.
Normalmente as seguradoras já possuem estudos e experiência sobre quais ferramentas são mais eficazes para serem utilizadas em cada situação.